CARTA DE DIVÓRCIO
36. O segundo exemplo é a passagem em Deuteronômio 24. Nessa passagem, aparece a palavra hebraica ERVAH (H6172), a qual tem o sentido de NUDEZ, mas que, nessa passagem, geralmente é traduzida por "indecência", ou algo parecido.
37. Essa passagem diz que, SE o marido encontrasse alguma ERVAH na esposa, ele daria a ela uma carta de divórcio e a dispensaria e ela poderia se casar com outro homem, sem problemas (Deuteronômio 24:1-4).
38. Perceba que, SE interpretarmos essa passagem, de forma BEM LITERAL, concluiríamos que seria errado a esposa mostrar a própria NUDEZ para o marido.
39. Curiosamente, segundo a teóloga Uta Ranke Heinemann, o bispo Agostinho entendia que o casamento SEM sexo era superior ao casamento com sexo (De bono conjugali 3,3; 8,9; 17,9)(HEINEMANN, 1988; P. 110).
40. MAS uma interpretação assim NÃO faria sentido e, devido a isso, por questão de razoabilidade, entende-se que a palavra ERVAH que aparece nessa passagem NÃO se trata de NUDEZ em si, mas sim tem outro sentido.
41. O curioso é que, até no Talmude, que é um estudo judaico antigo, os judeus estudiosos NÃO chegaram a um acordo sobre o sentido da palavra ERVAH nessa passagem. A escola de Hillel dizia que se tratava de qualquer coisa que desagradasse o marido, por exemplo, se a mulher queimasse a comida, se colocasse muito sal na comida, coisas assim. MAS a escola de Shamai dizia que se tratava de alguma relação sexual proibida.
(TALMUD BABILÔNICO: ordem: Nashim; tratado: Gettin; página 90a)
14. Outro exemplo é a amizade de Davi e Jônatas, há quem entenda, como eu, que, pelo menos Davi, talvez sentisse algum desejo bissexual. Primeiramente, é óbvio que Davi gostava de mulher (2Samuel 11:2-4). Veja que, no texto hebraico, é dito que a alma de Jônatas se ligou à alma de Davi (1Samuel 18:1); Davi e Jônatas se beijaram e choraram (1Samuel 20:41); Davi considerava o amor de Jônatas por ele maior do que o amor de mulheres (2Samuel 1:26). Mas há quem entenda que apenas parece que Davi fosse bissexual, mas que, de fato, era heterossexual.
, da mesma forma como outras questões bíblicas, por exemplo, uns entendem que o batismo deve ser apenas por imersão e que não se deve batizar criancinhas, enquanto há protestantes que entendem que o batismo pode ser sem imersão e que se deve batizar criancinhas (Confissão de Fé de Westminster; capítulo 28, parágrafos 3,4), dentre outros exemplos.
Em Gênesis 1, no texto hebraico, na primeira parte do verso, é dito que Deus criou ADÃO à sua imagem. A palavra hebraica usada aí é ADAM. Na parte do meio do verso, é dito que Deus o criou; "o criou" está no singular, ou seja, é dito que Deus criou um ser, ADÃO. Na parte final do verso, é dito no plural, que Deus os criou macho e fêmea (Gênesis 1:27).
Em Gênesis 5, no texto hebraico, na primeira parte do verso, é dito que Deus criou ADÃO à sua semelhança. A palavra hebraica usada aí é ADAM, ou seja, Adão. Na parte do meio do verso, é dito que Deus o fez; "o fez" está no singular, ou seja, é dito que Deus fez um ser, ADÃO. Na parte final do verso, é dito no plural, que Deus os criou macho e fêmea e que chamou o nome deles de ADÃO (Gênesis 5:1,2). Em Gênesis 1, temos uma passagem parecida (Gênesis 1:27).
Em Gênesis 5, no texto hebraico, na primeira parte do verso, é dito que Deus criou ADÃO à sua semelhança. A palavra hebraica usada aí é ADAM, ou seja, Adão. Na parte do meio do verso, é dito que Deus o fez; "o fez" está no singular, ou seja, é dito que Deus fez um ser, ADÃO. Na parte final do verso, é dito no plural, que Deus os criou macho e fêmea e que chamou o nome deles de ADÃO (Gênesis 5:1,2). Em Gênesis 1, temos uma passagem parecida (Gênesis 1:27).
Em Gênesis, é dito mulher, que no texto hebraico é a palavra ISHAH ("ISHAH" H802), veio de ADÃO. E Adão disse que ela seria chamada ISHAH, porque do ISH ela foi tirada (Gênesis 2:21-23)
Em Gênesis (Gênesis 1:27 "tradução mais literal") é dito: "Criou ("BARA" H1254) Deus ADÃO ("ADAM" H120) em imagem ("TSELEM" H6754) sua, em IMAGEM de Deus Ele o criou ("BARA" H1254), macho e fêmea Ele os criou ("BARA" H1254)".
Essa passagem e outra, no hebraico, diz que Deus criou ADÃO a sua imagem e a sua imagem Deus o criou.
Criou ("BARA" H1254) Deus ADÃO ("ADAM" H120) em semelhança ("DEMUT" H1823) de Deus Ele o fez ("ASAH" H6213), macho e fêmea os criou ("BARA" H1254) e abençoou e chamou o nome deles ADÃO ("ADAM" H120), no dia que foram criados ("BARA" H1254).
a
ARSENOKOITES (G733)
83. Na Septuaginta, que é uma tradução antiga do Velho Testamento, do hebraico para o grego, as passagens em Levítico 18 e em Levítico 20 utilizam a palavra grega AREN (G730), com a variante ARSENOS (G730), a qual significa "macho", e utiliza a palavra grega KOITE (G2845), que significa "cama". No Novo Testamento, encontramos a palavra ARSENOKOITES (G733), que aparece apenas em 1Coríntios e em 1Timóteo (1Coríntios 6:9 - 1Timóteo 1:10). Devido a isso, entende-se que tais passagens estejam se referindo a Levítico.
Embora a MALAKOS ("MALAKOS" G3120) e ARSENOKOITES ("ARSENOKOITES" G733)
17. O doutor John Boswell explica que NÃO existe evidência histórica da palavra "arsenokoites" antes dos escritos do apóstolo Paulo e que, depois do apóstolo Paulo, existem poucos registros históricos com essa palavra (BOSWELL, 2015, p. 341).
ADÃO ANDRÓGINO
82. De acordo com o doutor Emanuel Tov, que possui doutorado em Estudos Bíblicos, pela Universidade Hebraica, a passagem em Gênesis 5, verso 2, mostra Adão como um ser ANDRÓGINO (TOV, 2019, 18,19). O texto bíblico em Gênesis 5, versos 1 e 2, diz:
"(1.) Este é o livro das gerações de ADAM. No dia que ELOHIM criou ADAM. À semelhança de ELOHIM o fez. (2.) ZEKAR e NEKEBA (macho e fêmea) os criou, os abençoou e chamou o nome deles ADAM, no dia que foram criados" (Gênesis 5:1,2).
ZEKAR (H2145), NEKEBA (H5347)
83. Observe que em Gênesis 5, no texto em hebraico, a palavra ADÃO aparece nos versos 1, 2, 3, 4 e 5. (ELLIGER; RUDOLPH, 1997, p. 7).
84. O verso 2 diz que Deus os criou macho e fêmea (dois seres) e diz que Deus chamou o nome DELES de Adão (dois com um único nome). Ou seja, os dois, macho e fêmea, tinham um único nome de ADÃO.
85. Daí surge o entendimento de que, no início, ADÃO era como dois gêmeos siameses, porém com um único nome, Adão, e que, somente depois, houve uma separação dos seres, pois é dito que a mulher proveio do homem (Genesis 2:23).
86. Mas há quem entenda que a palavra ADÃO nos versos 1 e 2 tem o sentido de HUMANIDADE, porém que nos versos 3, 4 e 5, a palavra ADÃO muda de sentido para INDIVÍDUO, uma pessoa específica (BÍBLIA DE ESTUDO NVI, 2003, p. 14).
87. É interessante que, em um escrito judaico antigo chamado "Bereshit Rabbah", o rabino Jeremias diz que Adão foi criado andrógino, ou seja, hermafrodita, enquanto que o rabino Samuel diz que Adão foi criado com dois rostos (Bereshit Rabbah 8:1) (GREENBERG, 2004, p. 47,48).