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Homossexualidade e a Bíblia: Outras Abordagens
Homossexualidade e a Bíblia: Outras Abordagens

 

HOMOSSEXUALIDADE E A BÍBLIA: OUTRAS ABORDAGENS

 

1. Além da interpretação tradicional, (1) existe a interpretação de que a homossexualidade em si não é pecado (2) e a interpretação de que a homossexualidade seja um pecado involuntário, pequeno (Hebreus 10:26 - João 19:11 - Mateus 7:1-5).

2. Como este estudo é destinado a todos os públicos, o OBJETIVO NÃO é se você acredita ou não. A questão da crença é pessoal. O objetivo é APENAS discutir o que o texto bíblico diz sobre o assunto.

3. Caso você discorde, ANTES de comentar, primeiro leia TODO esse estudo, com atenção, e, DEPOIS, explique, usando palavras simples, de maneira direta e objetiva e, se possível, com um texto curto.

 

INTRODUÇÃO 

4. Há quem entenda que esse assunto bíblico NÃO é tão óbvio o quanto parece, assim como acontece com outros assuntos, os quais possuem interpretações diferentes, tais como, a questão do batismo, do livre-arbítrio, do milênio etc.  

Vamos ver CINCO entendimentos:

 

O NIVELAMENTO

5. O entendimento de NIVELAMENTO propõe que existem pecados que é IMPOSSÍVEL um homossexual cometer, que são pecados exclusivos de heterossexuais ou bissexuais.

6. É IMPOSSÍVEL um homossexual pensar em sexo sem compromisso com alguém do sexo oposto (1Timóteo 5:2).

7. Na Bíblia, o adultério é chamado de ABOMINAÇÃO ("TOEVAH" H8441) (Jeremias 7:9,10), é dito que os adúlteros não herdam o Reino de Deus (1Coríntios 6:10) e Jesus diz que o adultério pode ocorrer até em pensamento (Mateus 5:27,28).

8. Primeiramente, para se cometer adultério é necessário que a pessoa esteja casada e, DEPENDENDO de como se interpreta alguns detalhes, pode-se entender o seguinte:

 

POSSÍVEL 

9. Considerando que, biblicamente, a união afetiva homossexual também possa ser classificada como casamento, então o adultério NÃO seria raro entre homossexuais.

 

QUASE IMPOSSÍVEL 

10. Porém, considerando que, biblicamente, a união homossexual NÃO seja classificada como casamento, conclui-se que seria QUASE IMPOSSÍVEL um homossexual cometer adultério, sendo um pecado quase exclusivo e NÃO RARO entre heterossexuais ou bissexuais.

11. Pois, qual a probabilidade de um homossexual se unir ao sexo oposto em casamento, de livre e ESPONTÂNEA VONTADE? Seria RARO.

12. Se o casamento NÃO foi de livre e espontânea vontade, entende-se que, pelo menos, para Deus, tal casamento seria inválido (2Reis 5:18,19 - Isaías 29:13 - Mateus 15:8 - Mateus 7:22,23).

 

IMPOSSÍVEL 

13. Como, na Bíblia, o casamento sempre é descrito como uma união heterossexual (Gênesis 2:24 - Mateus 19:5 - Marcos 10:7,8 - Efésios 5:31,32), daí vem o entendimento de que, biblicamente, uma união homoafetiva não pode ser classificada casamento.

14. MAS, POR OUTRO LADO, perceba que o ADULTÉRIO também é sempre descrito, na Bíblia, como um pecado heterossexual, vindo daí o entendimento de que o sexo homossexual nunca poderia ser classificado como adultério e, assim sendo, seria IMPOSSÍVEL um homossexual cometer adultério em pensamento, sendo um pecado exclusivo e NÃO RARO entre heterossexuais ou bissexuais. 

*Responda: Você que é heterossexual casado, na média, quantas vezes, por ano, você comete adultério em pensamento?

 

A CATEGORIZAÇÃO

15. O entendimento de CATEGORIZAÇÃO propõe o seguinte: a mentira é chamada de ABOMINAÇÃO ("TOEVAH" H8441) (Provérbios 12:22), é dito que os mentirosos não entram na Nova Jerusalém (Apocalipse 21:27 - Apocalipse 22:14,15) e que vão para o lago de fogo (Apocalipse 21:8), mas as parteiras mentiram para salvar os bebês (Êxodo 1:15-21)

16. Seria a mentira em qualquer situação uma abominação? Há quem entenda que, dependendo da situação, seria melhor classificada como pecado involuntário e pequeno (Hebreus 10:26 - João 19:11 - Mateus 7:1-5), ou talvez até como não sendo pecado. Ao categorizarmos a mentira, com isso, abre-se um precedente para que a homossexualidade também possa ser categorizada.

*Responda: (1) Tudo o que você diz na entrevista de emprego e nos relatórios de trabalho é 100% verdade? (2) Se um amigo perguntasse se os filhos dele são bonitos, você diria que não, caso não os achasse bonitos? (3) Quando o seu chefe diz para você mentir ao telefone, dizendo que ele não está, você nunca mente? (4) Na média, quantas vezes você mente, por ano? Uma vez por ano?

17. Na Bíblia, é dito que o ROUBO é uma ABOMINAÇÃO ("TOEVAH" H8441) (Ezequiel 18:12,13 - Jeremias 7:9,10) e que os ladrões não herdam o Reino de Deus (1Coríntios 6:10), mas em Provérbios fala-se sobre quem rouba para matar a fome (Provérbios 6:30).

*Responda: Segundo o seu entendimento, esse roubo para matar a fome, conforme Provérbios, seria uma abominação? Ou seria melhor classificado como pecado pequeno? Ou não seria pecado?

*Responda: Se você fosse responsável por criar leis para uma nação, a sonegação de impostos seria roubo? Baixar livros, músicas, programas de computador, sem autorização do autor, seria roubo? 

18. Na Bíblia, a obtenção de JUROS ('NESHEK" H5392) e de LUCRO ("TARBIT" H8636) é chamada de ABOMINAÇÃO ("TOEVAH" H8441) (Ezequiel 18:13). O texto hebraico apenas diz "juros" e "lucro", não diz "juros abusivos", "lucro abusivo" (ELLIGER; RUDOLPH, 1997, p. 925). Mas há quem entenda que não faz sentido entender isso como sendo juros ou lucro em qualquer situação.

Responda: Todos que têm conta no banco recebem juros e todos que vendem obtêm lucro. Seria isso uma abominação? Ou depende?

19. Na Bíblia, o pensamento MAU ("RA'" H7451) é chamado de ABOMINAÇÃO ("TOEVAH" H8441) (Provérbios 15:26) e é dito que o coração do homem é MAU (Gênesis 6:5 - Gênesis 8:21).

Responda: Você nunca tem pensamentos maus?

 

CONFESSAR E DEIXAR

20. Sobre a passagem que diz "vá e não peque mais" (João 8:3-11), embora essa passagem não se encontre nos manuscritos mais antigos (OMANSON, 2010, p. 183,184; PAROSCHI, 2012, p. 222-231), MAS sem entrar nessa questão, responda: "essa passagem se refere a todo tipo de pecado? Você conhece alguém que não comete mais nenhum pecado?

21. Em Provérbios é dito que quem confessa as transgressões ("PESHA" H6588) e as deixa, encontrará misericórdia (Provérbios 28:13).

Responda: Mas essas transgressões seriam todos os tipos de pecados?

Responda: Você conhece alguém que deixou todos os pecados e que não pratica mais nenhum pecado?

Responda: Por quanto tempo você consegue ficar sem cometer nenhum pecado? Por um dia?

22. Observe que em Salmos 51, fala-se sobre TRANSGRESSÃO ("PESHAH" H6588), sobre INIQUIDADE ("AVON" H5771) e sobre PECADO ("CHATTAH" H2403), dando a entender que se trata de coisas diferentes (Salmos 51:1,2).

 

PECAR OU VIVER NA PRÁTICA DO PECADO?

23. MAS há quem entenda que essas passagens sobre a mentira ou sobre outros pecados NÃO estão falando de pessoas que mentem ou que pecam de vez em quando, mas sim de pessoas que vivem na prática da mentira, do pecado. Mas reflita o seguinte:

24. O apóstolo Paulo diz que todos nós somos pecadores (1Coríntios 8:12 - 1Coríntios 15:34 - 1Coríntios 6:18 - Efésios 4:26 - Romanos 6:15).

25. A carta conhecida como Primeira Carta de João apresenta uma aparente contradição, pois, embora, (1) por um lado, seja dito que todos nós somos pecadores (1João 1:7-10 - 1João 2:1,2 - 1João 2:12), (2) por outro lado, também é dito que o nascido de Deus não peca, ou como diz outra tradução, que o nascido de Deus não vive na prática do pecado (1João 3:6 - 1João 3:9 - 1João 5:18).

26. O comentário da Bíblia de Estudo de Genebra sobre 1João 3, verso 6, parece mostrar que as duas traduções são possíveis (BÍBLIA DE ESTUDO DE GENEBRA, 1999, p. 1512). Mas como entender essa aparente contradição?

27. Por um lado, entende-se que, (1) SE Jesus tira o nosso pecado, é porque nós obviamente cometemos pecado e, (2) de forma INVERSA, conclui-se que nós ficamos SEM pecado, exatamente porque Jesus TIRA o nosso pecado (1João 1:7 - 1João 3:5,6 - 1João 3:23,24)(João 1:29 - Daniel 9:24).

28. MAS há quem entenda que essa passagem se refere ao viver na prática do pecado. Neste caso, vamos fazer uma autoanálise:

*Responda: Na MÉDIA, quantas vezes você mente, por ano? Uma vez por ano?

*Responda: Na média, por quanto tempo você consegue ficar SEM cometer nenhum pecado? Por um ano? Por uma hora?

29. Agora, responda "sim", "não" ou "depende": 

(1) E adulterar em pensamento uma vez por ano é viver na prática do pecado? (Mateus 5:27,28)

(2) Adulterar corpo a corpo uma vez por ano é viver na prática do pecado?

(3) E assassinar alguém com palavras uma vez por ano é viver na prática do pecado? (Mateus 5:21,22 - Provérbios 18:21)

(4) Assassinar fisicamente alguém uma vez por ano é viver na prática do pecado?

(5) Mentir uma vez por ano é viver na prática do pecado? 

(6) Roubar uma vez por ano é viver na prática do pecado?

(7) E sentir inveja uma vez por ano é viver na prática do pecado? (Romanos 1:29)

(8) Idolatrar o dinheiro uma vez por ano é viver na prática do pecado? (Efésios 5:5)

30. SE a nossa resposta foi "depende", ou SE a nossa resposta variou, isso significa que nós estamos CATEGORIZANDO o adultério, o assassinato, a mentira, o roubo, a inveja e a idolatria e, com esse entendimento, abre-se um PRECEDENTE para que a homossexualidade também possa ser categorizada.

31. No Novo Testamento também lemos que (a) os injustos, (b) os gananciosos (avarentos), (c) os maldizentes (1Coríntios 6:9:11), (d) os que praticam inimizades, (e) os invejosos, (f) os que têm ódio, (g) cobiça (Gálatas 5:19-21) e (h) os que “não” ajudam os necessitados, mesmo tendo condições (Mateus 25:34-46) não entram no Reino de Deus.

Responda: Na média, quantas vezes por ano você é (a) injusto, (b) ganancioso, (c) maldizente, (d) sente inveja e cobiça (Gálatas 5:19-21) e fica sem ajudar o necessitado, com amor sincero (Mateus 25:34-46)? Parece que, se não for pelo FAVOR (graça) de Deus, todos nós estamos perdidos (Romanos 5:20).

32. Na Bíblia é dito que devemos ser perfeitos (Mateus 5:48), MAS, na Bíblia, também é dito que todos nós somos pecadores (1Coríntios 8:12 - 1Coríntios 15:34 - 1Coríntios 6:18 - Efésios 4:26 - Romanos 6:15). Esse contraste entre o que a Bíblia diz que devemos ser e o que a Bíblia diz que na verdade somos dá a ideia de um equilíbrio, a fim de evitarmos dois extremos: a libertinagem e a hipocrisia.

33. Na Bíblia, fala-se de pessoas que aparentam ser pouco pecadoras (Mateus 23:27,28 - Mateus 15:7-9 - Marcos 7:6,7 - Isaías 29:13), MAS que por dentro são podres. Jesus criticava muito a hipocrisia (Mateus 23:23-33).    

34. Na Bíblia, NÃO existe nenhuma passagem que diga que orar mais ou que fazer jejum de comida mesmo faça com que a pessoa pare de pecar ou peque menos.      

 

PECADOS GRANDES E PEQUENOS

35. Na Bíblia existem passagens que falam sobre a existência de pecados grandes (Êxodo 32:30 - 1Samuel 2:17 - Lamentações 1:8 - Amós 5:12), sobre pecados que são maiores que outros (João 19:11 - Ezequiel 16:52) e sobre pecados do tamanho de um cisco no olho (Mateus 7:1-5), MAS, na Bíblia, não existem detalhes sobre quais pecados seriam maiores ou menores. 

 

A RAZOABILIDADE 

36. O entendimento de RAZOABILIDADE compara, por exemplo, a passagem que diz que quem confessa com a boca será salvo (Romanos 10:9) e que a FÉ vem pelo ouvir (Romanos 10:17). A teóloga Uta Ranke Heinemann fala sobre teólogos que diziam que os surdos-mudos de nascença são condenados ao inferno, baseando-se no bispo Agostinho, o qual dizia que essa deficiência era um obstáculo para a fé (Contra Julianum 3,4)(HEINEMANN, 1988, p. 256).

37. Embora os SURDOS-MUDOS de nascença NÃO consigam confessar com a boca NEM ouvir com os ouvidos, por questão de razoabilidade, entende-se que eles também podem ser salvos e podem ter fé. 

38. SE existe razoabilidade ao interpretar a condição dos surdos-mudos de nascença, com isso, abre-se um precedente para que também interpretemos, com RAZOABILIDADE, a condição da homossexualidade, uma vez que sentir o DESEJO homossexual NÃO é uma questão de escolha, opção da pessoa, CONFORME diz, por exemplo, o doutor em Biologia Molecular Bill Sulivan (SULLIVAN, 2019, p. 213)o doutor em Neuro Ciência Simon Levay (LEVAY, 2017, p. 22)o Psiquiatra Jairo Bouer (BOUER, 2002, p. 111) e o Biólogo Paulo Pedrosa (PEDROSA; LOPES, 2019, p. 152).

 

DESEJO E PRÁTICA

39. Vamos relembrar a diferença entre desejo e prática. Imagine um homem que tenha desejo sexual APENAS por mulher e que ainda seja VIRGEM. Nesse caso, vemos que esse homem tem o DESEJO, mas talvez tenha escolhido NÃO ter a PRÁTICA ainda. Ou seja, (1) a PRÁTICA sexual pode até ser uma questão de escolha, (2) MAS o sentir o DESEJO sexual NÃO é uma questão de escolha, não é uma questão de opção.

40. Responda: Você consegue imaginar um homem que só goste de mulher e que, em algum momento da vida, venha a fazer uma ESCOLHA em deixar de gostar de mulher e que CONSIGA deixar de gostar de mulher para começar a gostar APENAS de homem?

41. Na Bíblia, NÃO existe NENHUMA passagem que diga que o DESEJO homossexual seja uma ESCOLHA, uma OPÇÃO da pessoa e também NÃO existe nenhuma passagem dizendo que seja possessão demoníaca ou doença. 

42. Há quem entenda que, em Romanos 1:26,27, mostra-se que o DESEJO homossexual seja uma ESCOLHA, mas essa passagem NÃO diz isso; essa passagem mostra que é por causa do DESEJO que a pessoa vai à PRÁTICA, que é algo óbvio (Romanos 1:26), e mostra que é a PRÁTICA que é uma ESCOLHA (Romanos 1:26,27).

43. Perceba que essa passagem NÃO diz que eles trocaram de DESEJO, mas sim que trocaram de PRÁTICA (Romanos 1:26,27)

 

A SUBJETIVIDADE DAS ENTRELINHAS

44. O entendimento de subjetividade das entrelinhas propõe o seguinte:

Compare, por exemplo, a passagem em Lucas com a passagem em Romanos.

45. Em LUCAS, Jesus, falando sobre o REINO DE DEUS (Lucas 17:20), diz que estarão DOIS numa cama e UM será levado e OUTRO será deixado (Lucas 17:34).

46. Entende-se que são DOIS homens numa cama, pois as palavras UM e OUTRO estão no masculino, tanto em português como no grego, sendo o OPOSTO do verso seguinte, que fala sobre DUAS no campo, UMA será levada e OUTRA será deixada (Lucas 17:35); as palavras UMA e OUTRA estão no feminino, tanto no português quanto no grego (NESTLE; ALAND, 2018, p. 258; ALAND, 2018, p. 220).

47. Há quem entenda, como eu, que é quase certeza que essa passagem menciona dois homossexuais numa cama, um levado e outro deixado (Lucas 17:34,35).

48. As cinco passagens bíblicas mais conhecidas que entram nessa discussão sobre homossexualidade são Levítico 18:22, Levítico 20:13, Romanos 1:26,27, 1Timóteo 1:10 e 1Coríntios 6:9,10.

 

NÃO NATURAL, ROMANOS

49. Ser contrário à natureza, ou seja, o não natural, pode ser algo bom, conforme Romanos 11 (Romanos 11:24), mas em Romanos 1, parece que significa aquilo que é proibido no Antigo Testamento.

50. Em ROMANOS, temos uma comparação, falando sobre mulheres com uma prática não natural, sem especificar o que seria, MAS no verso seguinte, é dito que igualmente os homens estavam com uma prática não natural, especificando que se tratava do desejo um pelo outro, homens com homens.

51. Há quem entenda, como eu, que, essa passagem NÃO parece descrever o relacionamento afetivo homossexual, mas sim parece descrever uma promiscuidade greco-romana, ou seja, uma mistura de parceiros sexuais, talvez sexo grupal, homens com homens, no plural (Romanos 1:26,27).

52. A princípio, o que está igual nessa comparação é que tanto tais mulheres quanto tais homens estavam tendo uma prática não natural, MAS não significa necessariamente que as mulheres estavam tendo o mesmo tipo de prática dos homens. A palavra IGUALMENTE que aparece no texto grego de Romanos é a palavra HOMOIOS (G3668), que também aparece em Lucas 17 (NESTLE; ALAND, 2018, p. 483, 257; ALAND, 2018, p. 407,220)

53. Sem entrar na questão de se é figurado ou não, veja que em Lucas 17, fala-se sobre os dias de Noé, em que ocorreu o dilúvio e que, igualmente, nos dias de Ló, ocorreu fogo do céu. Perceba que o que está igual é o fato de ter havido destruição, mas o tipo de destruição foi diferente (Lucas 17:26-29).

54. É importante considerar que, no Antigo Testamento, não existe proibição da homossexualidade feminina e, devido a isso, pode ser que aquilo que o apóstolo Paulo chama de não natural para a mulher seria outra coisa, por exemplo, a prostituição (Deuteronômio 23:17).

55. Observe que, nessa mesma passagem em Romanos, é dito que as pessoas SEM ENTENDIMENTO são dignas de morte (Romanos 1:31,32). A palavra grega usada aí é "asynetos" ("ASYNETOS" G801), que é a mesma palavra usada, quando Jesus chama os apóstolos de pessoas SEM ENTENDIMENTO (Mateus 15:16 - Marcos 7:18) (NESTLE; ALAND, 2018, p. 483,48,131; ALAND, 2018, p. 404,48,119)

56. Por questão de razoabilidade, há quem entenda, como eu, que essa passagem NÃO está falando da falta de entendimento, de forma geral, mas sim está falando de outro aspecto, o qual NÃO está explícito no texto.

57. Perceba que essa mesma passagem em Romanos termina dizendo que os NÃO MISERICORDIOSOS também merecem a morte (Romanos 1.31,32).

*Responda: Você é misericordioso? Nós somos misericordiosos? 

58. Isso se parece com o que Jesus disse, que os misericordiosos alcançarão misericórdia (Mateus 5:7) e também que, com a medida que nós medirmos, nós seremos medidos (Mateus 7:2) e também em Tiago, quando diz que o julgamento será sem misericórdia para quem não teve misericórdia e que a misericórdia triunfa sobre o julgamento (Tiago 2:13).

 

MAS DEUS CRIOU MACHO E FÊMEA

59. Há quem entenda que, pelo fato de Deus ter feito macho e fêmea e dito "cresçam e multipliquem-se" (Gênesis 1:27,28), com isso, entende-se que a união sexual deve ser apenas monogâmica e heterossexual.

60. Mas, SEM entrar na questão de se é figurado ou não, ou se é outra dimensão, observe que Adão e Eva viviam uma realidade diferente da nossa (Gênesis 3:16-22).

Responda: Você conhece alguém que hoje em dia vive a mesma realidade que Adão e Eva tiveram? 

61. Depois, aquela realidade de Adão e Eva MUDOU (Gênesis 3:16-22) e, por exemplo, Jesus  falando sobre o casamento, diz que existem pessoas que são eunucos de nascença (Mateus 19:11,12), ou seja, entende-se que são pessoas hermafroditas, ou algo parecido.

62. Perceba que, sobre a questão da monogamia, no Antigo Testamento, existem mandamentos que falam sobre bigamia e poligamia, porém, SEM dizer que seja errado, dizendo que errado seria o rei ter muitas esposas (Êxodo 21:10 - Deuteronômio 17:17 - 2Samuel 12:7,8) e o apóstolo Paulo diz que inclusive a união de um homem com uma prostituta também os torna uma carne (1Coríntios 6:16) e, para sermos bem específicos, na Bíblia, não existe nenhuma proibição, explícita, da bigamia ou poligamia feminina.

63. Em 1Timóteo, é dito que cada bispo ou diácono deve ser marido de uma mulher(1Timóteo 3:2 - 1Timóteo 3:12). A palavra bispo significa supervisor e diácono significa servidor e presbítero significa "homem mais velho". Em Tito, é dito que cada presbítero bispo, ou seja, cada homem mais velho que fosse supervisor deveria ser marido de uma mulher (Tito 1:5-7).

64. É importante observar que, nessas três passagens (1Timóteo 3:2)(1Timóteo 3:12)(Tito 1:5-7), o texto grego não diz "marido de uma só mulher", mas sim diz "marido de uma mulher" ("mias ghynaikos andra") (NESTLE; ALAND, 2018, p. 637,638,651; ALAND, 2018, p. 553, 554, 566).

65. De acordo com o doutor David Harold Stern, em seu comentário sobre 1Timóteo 3:2, esse trecho diz literalmente "marido de uma mulher" e diz que uma das discussões é se tal trecho significa "no máximo uma mulher", ou se significa "pelo menos uma mulher". (STERN, 2008, p. 694,695). Outra questão, em aberto, seria se essas instruções também se aplicariam às pessoas que NÃO são bispos nem diáconos.

 

O QUE A BÍBLIA NÃO DIZ SOBRE O CASAMENTO

66. Na Bíblia, embora existam passagens que falam sobre festas de casamento (João 2:1-3), por outro lado, (1) NÃO existe nenhum mandamento que diga que o casal deva fazer uma "cerimônia religiosa de casamento", (2) NÃO existe nenhum mandamento que diga que se deve fazer "festa de casamento", (3) NÃO existe nenhum mandamento que diga que se deve haver algum "líder religioso" realizando o casamento, (4) NÃO existe nenhum mandamento que diga que o casal deve usar "anel de aliança".

67. Na Bíblia, (5) NÃO existe nenhum mandamento dizendo que, para que o casamento seja válido, seja necessário haver testemunhas, além de Deus (Malaquias 2:14), (6) embora em Malaquias seja mencionado o ACORDO de casamento (Malaquias 2:14), NÃO existe nenhum mandamento dizendo esse acordo tenha que ser por escrito.

68. Sobre roupas de casamento, curiosamente, em Mateus, vemos que os convidados tinham que usar roupas de casamento e quem estivesse sem tais roupas seriam condenados (Mateus 22:11-13), mas se trata de uma parábola (Mateus 22:1). No Apocalipse, Cristo é o noivo e a noiva usa roupa de linho fino, que são os atos de justiça (Apocalipse 19:7,8). Mas, em se tratando de roupas literais, (7) na Bíblia NÃO existe nenhum mandamento dizendo que a noiva, o noivo e os convidados devam usar roupas específicas de casamento e também (8) NÃO existe base bíblica para dizer que aquele local onde o líder religioso fica seja ALTAR de Deus. 

69. O fato de certas práticas NÃO serem mencionadas na Bíblia NÃO significa que tais práticas não existissem naquela época, nem significa que sejam erradas. Significa apenas que não existe base bíblica para dizer que tais práticas sejam mandamentos.

*Assista ao meu vídeo "O Casamento Segundo a Bíblia".

 

CRESÇAM E MULTIPLIQUEM-SE 

70. Quanto à questão de Deus ter feito macho e fêmea e de ter dito "cresçam e multipliquem-se" (Gênesis 1:27,28 - Gênesis 9:7,8 - Gênesis 35:11), existem interpretações diferentes:

71. Há quem entenda que o sexo foi feito apenas para procriar e que a boca foi feita apenas para se alimentar, MAS, se fosse assim, então seria proibido pessoas estéreis ter sexo, seria proibido ter sexo durante a gravidez e após a menopausa e seria proibido beijar, sexualmente falando.  

72. Em uma interpretação bem literal, há quem entenda que TODOS os adolescentes deveriam se casar e procriar, sendo proibido ao adolescente ficar solteiro e sendo proibido evitar filhos, tendo que procriar o máximo possível;

73. Porém, por questão de razoabilidade, (2) há quem entenda que não seria proibido a pessoa fértil ficar solteira e que o casal, se forem férteis, teria que ter, pelo menos, um filho, (3) outros entendem que essa ordem de se multiplicar se aplicaria apenas quando a natalidade de uma sociedade estivesse muito baixa e (4) há quem entenda, como eu, que tal ordem apenas expressa o fato de que, para que seres sexuados se multipliquem, é obviamente necessário haver a união de macho e fêmea, embora, até na Bíblia, haja exceções (Mateus 1:18 - Mateus 1:25 - Lucas 1:34,35 - Gênesis 2:23).

*Responda: Você que é heterossexual, você tem relações sexuais apenas quando você quer gerar filhos? Você utiliza algum método anticoncepcional?

 

LEVÍTICO

74. Quanto a LEVÍTICO, se não considerarmos absolutamente NENHUMA entrelinha, observe que Levítico não proíbe o homem de beijar ou abraçar outro homem, sexualmente falando (Levítico 18:22, Levítico 20:13) e também observe que o Antigo Testamento não fala sobre homossexualidade feminina.

75. Porém, se considerarmos as entrelinhas que, penso eu, é algo NECESSÁRIO, o problema é que entrelinhas é algo SUBJETIVO, gerando interpretações diferentes.

76. Perceba que, até no dia a dia, às vezes, dizemos algo que não significa exatamente o que literalmente dizemos, por exemplo, quando a pessoa diz que vai tomar o café da manhã, (1) isso NÃO significa que a pessoa APENAS vai beber café, (2) NEM significa que a pessoa necessariamente vai beber café, ou seja, há algo a mais no contexto. 

 

APENAS APARENTE

77. O entendimento do APENAS APARENTE propõe que, há casos que parecem ser, mas que não são. Isso acontece até no dia a dia, no trabalho, na escola, dentro de casa etc.

78. É interessante notar que, na mesma passagem em Levítico, a qual faz parte da discussão sobre a homossexualidade, TAMBÉM é dito que é proibido descobrir a NUDEZ do pai e da mãe (Levítico 18:7 - Levítico 20:11), MAS entende-se que o problema em si NÃO está em descobrir a nudez do pai e da mãe, MAS sim o problema seria outra coisa. 

79. Imagine um pai ou uma mãe que, por questões de velhice ou doença, o filho ou filha tenham que descobrir a NUDEZ deles, para dar banho neles. Esse filho ou filha estariam errados? Por questão de razoabilidade, entende-se que não. Esse é um exemplo de que há casos em que o significado de algo é diferente até daquilo que está literalmente escrito.

80. A palavra NUDEZ que aparece nessas passagens (Levítico 18:7)(Levítico 20:11) é a palavra hebraica ERVAH, que também aparece na passagem que diz que, se o marido encontrasse alguma ERVAH na esposa, ele daria a ela uma carta de DIVÓRCIO e ela poderia se casar com outro homem (Deuteronômio 24:1-4) (ELLIGER; RUDOLPH, 1997, p. 188,192,328).

81. Por acaso seria errado a esposa mostrar a NUDEZ para o marido? Entende-se que não. Esse é outro exemplo de que há casos em que o significado de algo é diferente até daquilo que está literalmente escrito.

82. O curioso é que até no Talmude, que é um conjunto de escritos judaicos antigos, os rabinos NÃO entraram em acordo sobre o significado de ERVAH nessa passagem, pois a escola de Hillel dizia que se tratava de qualquer coisa que desagradasse o marido, por exemplo, se a mulher queimasse a comida ou colocasse muito sal na comida, MAS a escola de Shamai dizia que se tratava de alguma relação sexual proibida.

(TALMUD BABILÔNICO: ordem Nashim; tratado: Gettin; página 90a)

83. A teóloga Uta Ranke Heinemann diz que o bispo Agostinho entendia que o casamento SEM sexo era superior ao casamento com sexo (De bono conjugali 3,3; 8,9; 17,9)(HEINEMANN, 1988; P. 110).

84. A palavra ERVAH também aparece na passagem que diz que o filho de Noé viu a NUDEZ do pai e que, por causa disso, Noé amaldiçoou o filho (Gênesis 9:21,22) (ELLIGER; RUDOLPH, 1997, p. 13). Por questão de razoabilidade, entende-se que existe algo muito grave nas entrelinhas, pois NÃO faria sentido amaldiçoar um filho só pelo fato de ele ter visto a NUDEZ do pai.

85. No Talmude, que é um conjunto de escritos judaicos antigos, um rabino diz que Noé teria sido literalmente castrado pelo filho, enquanto que outro rabino diz que Noé teria sido estuprado pelo filho (TALMUD BABILÔNICO: ordem: Nezikin; tratado: Sanedrin; página 70a) (GREENBERG, 2004, p. 62, 63).

86. Por um LADO, assim como a razoabilidade foi utilizada para interpretar outras passagens, da mesma forma, há quem entenda, como eu, que, por questão de razoabilidade, NÃO faria sentido aplicar pena de morte a homens homossexuais flagrados no ato sexual em si, pois o sentir o DESEJO homossexual NÃO é uma questão de escolha, ou seja, o texto NÃO estaria proibindo a homossexualidade em si, mas sim outra coisa. TALVEZ, a prostituição cultual (KADESH H6945), ou outra coisa (Deuteronômio 23:17,18 - 1Reis 14:24 - 1Reis 15:12 - 1Reis 22:46,47 - 2Reis 23:7)

87. E também, há quem entenda, como eu, que NÃO seria correto aplicar pena de morte a homens se beijando e se abraçando, sexualmente falando, baseando-se APENAS em entrelinhas.

88. Por outro LADO, SE não considerarmos isso como sendo uma interpretação razoável, então também NÃO faria sentido considerar a interpretação de outras passagens como razoável e assim sendo, (1) um filho não poderia ver a nudez do pai e da mãe, para dar banho neles, caso eles não conseguissem tomar banho sozinhos, (2) a mulher não poderia mostrar a nudez para o marido, (3) a mentira, até para salvar bebês, seria uma abominação, (4) qualquer obtenção de juros e de lucro seria abominação, (5) todo adolescente teria que se casar e seria proibido de evitar filhos e (6) os surdos-mudos de nascença não poderiam ter fé nem salvação, ou seja, a Vida Eterna.

89. Sobre pena de morte, simplificando, de acordo com o Novo Testamento, a igreja em si não tem mandamento para aplicar a pena de morte (Gálatas 3:24,25 - Hebreus 7:12 - Atos 15:19,20). No Novo Testamento, fala-se sobre as nações, as quais usam o sistema armado de proteção à população, mas isso é outro contexto (Romanos 13:4,5).

90. É importante observar que, de acordo com o Antigo Testamento, seria muito difícil aplicar a pena de morte, pois teria que haver, no mínimo, DUAS testemunhas que flagrassem (Deuteronômio 17:6 - Deuteronômio 19:15) e entende-se que nenhuma testemunha invadiria uma casa (Êxodo 22:2,3) e a falsa testemunha também poderia sofrer pena de morte (Deuteronômio 19:16-19).

91. O curioso é que, até no TALMUD, que é um conjunto de escritos judaicos antigos, existe um relato de dois rabinos, TARFON e AKIBA, que disseram que NÃO condenariam ninguém à pena de morte.

92. O relato diz: "Um tribunal (sinédrio) que condena à morte a cada sete anos é considerado destrutivo. O rabino Eliezer diz: 'A cada setenta anos'. Os rabinos Tarfon e Akiba dizem: 'Se nós fôssemos membros de um tribunal (Sinédrio), nenhuma pessoa sofreria pena de morte".".

(TALMUD BABILÔNICO: ordem: Nezikin; tratado: Maccot; página 7a)

 

OUTROS EXEMPLOS

93. Observe outros exemplos de passagens que geralmente não são interpretadas literalmente.

94. Na Bíblia, é dito que o profeta Isaías andou nu ("AROM" H6174) durante três anos (Isaías 20:3); o Espírito de Deus veio até Saul e Saul tirou a roupa, ficando nu ("AROM" H6174) e profetizou (1Samuel 19:23,24); o profeta Miqueias (Miqueias 1:1) disse que iria se lamentar e andar nu ("AROM" H6174)(Miqueias 1:8); quando Pedro estava na pescaria, Pedro ouvindo que era Jesus, vestiu a capa, pois estava nu ("GYMNOS" G1131) (João 21:6,7)Há quem entenda que eles, na verdade, não estavam nus.

95. Observe que em Apocalipse é dito que os MEDROSOS irão para o Lago de Fogo (Apocalipse 21:8). A palavra grega que aparece aí é "deilos" ("DEILOS" G1169), que é a mesma usada quando Jesus chama os apóstolos de medrosos, durante a tempestade (Mateus 8:26 - Marcos 4:40)(NESTLE; ALAND, 2018, p. 784,22,118; ALAND, 2018, p. 681,25,109)

96. Por questão de razoabilidade, há quem entenda, como eu, que essa passagem em Apocalipse não está falando do sentir medo em si, mas sim está falando de outro aspecto, o qual não está explícito no texto.

97. Outro tipo de exemplo está em Salmos, em que o salmista diz "louvem com DANÇAS e com instrumentos musicais" (Salmos 149:3 - Salmos 150:4 - Salmos 69:30). Perceba que, embora o verbo esteja no formato imperativo, isso não significa que seja mandamento ter que DANÇAR ou ter que aprender a tocar instrumentos musicais ou cantar.

98. Um surdo-mudo de nascença não consegue cantar, mas pode louvar, ou seja, pode elogiar a Deus em pensamento (1Coríntios 14:15,16).

99. Outro exemplo é a passagem que diz "Comprimentem-se com BEIJO santo" (1Pedro 5:14). Perceba que, embora o verbo esteja no formato imperativo, isso não significa que seja mandamento ter que cumprimentar com BEIJO. Entende-se que a ênfase não está no beijo, mas sim no fato de cumprimentar com respeito.

100. Se NÃO considerarmos a questão da ênfase e da razoabilidade, significaria que TODOS nós teríamos que DANÇAR, todos nós teríamos que aprender a tocar algum instrumento musical e todos nós teríamos que cumprimentar com BEIJO.

 

SERIA DE NASCENÇA?

101. Há quem entenda que a homossexualidade NÃO pode ser de nascença, pelo fato de não existir gene homossexual, pelo fato de não existir cromossomo homossexual, MAS é importante considerar que também NÃO existe gene hermafrodita, NÃO existe cromossomo hermafrodita, MAS, mesmo assim, existem pessoas que nascem hermafroditas.

102. De acordo com a doutora em Genética Tara Rodden Robinson, aproximadamente um a cada 500 meninos são XXY (ROBINSON, 2015, p. 76) e, conforme o doutor em Patologia Vinay Kumar, o patologista Abul K. Abbas e o doutor em Patologia Jon C. Aster, nem tudo que é de nascença é necessariamente algo genético e vice-versa (KUMAR; ABBAS; ASTER, 2013, p. 215, 216).

*Para mais detalhes, leia o meu estudo "Homossexualidade: Abordagem Científica", onde eu faço citações de outros acadêmicos.

 

HOMOSSEXUALIDADE E SITUAÇÕES DIFERENTES

103. Segundo o doutor em História Pedro Paulo Funari, na Roma Antiga, entre os ricos, era considerado NORMAL os homens terem relações sexuais com mulheres e com homens. Na Roma Antiga, não era considerado errado ter relação sexual com o mesmo sexo, MAS era considerado errado fazer-se passar por alguém do outro sexo. O ato sexual era considerado como sagrado (FUNARI, 2019; P. 121)

104. O doutor em História Pedro Paulo Funari também diz que, na Grécia Antiga, entre os ricos, havia o costume de os professores terem relações sexuais com os meninos e isso NÃO era opcional, mas sim uma imposição social (FUNARI, 2019, p.58,59).

105. Os meninos ricos, antes de se casarem, participavam de festas onde tinham relações sexuais tanto com mulheres quanto com homens. Os homens casados também podiam ter relações sexuais com outras mulheres e com homens. Para os gregos antigos, esse costume sexual não era considerado errado, mas sim algo sagrado, mas era considerado errado o homem ter característica efeminada (FUNARI, 2019, p. 59,60).

*Responda: Você, homem, que é heterossexual, IMAGINE que você fosse de uma família rica da Grécia Antiga. O seu professor teria relações sexuais com você. O que será que acontecia com a sexualidade desses meninos heterossexuais, após terem essa PRÁTICA homossexual imposta? Será que eles acabavam desenvolvendo algum DESEJO por homens, embora continuassem preferindo mulheres?

*Responda: Até que ponto o costume social influencia na sexualidade humana? No caso dos gregos e romanos antigos, parece que o costume social conseguiu influenciar em alguma coisa, não em tudo.

106. Agora, vamos ver um caso inverso. O neurocientista Simon Levay, o qual possui doutorado em Neurociência, comenta sobre o caso de Bruce Reimer, o qual, com sete meses de vida, em uma cirurgia de fimose malfeita, acabou perdendo o pênis.

107. Os pais do menino foram aconselhados a fazer a cirurgia de retirada dos testículo do menino e de criá-lo como menina e assim os pais fizeram. Mas o menino, apesar de estar sem pênis, sem testículos e de ser criado como menina, ele nunca se sentiu como menina, detestava ter seios e, por fim, procurou ajuda médica para conseguir ter um aspecto masculino. Bruce, conhecido como Brenda, mudou seu nome para David Reimer (LEVAY, 2017; P. 20,21).

Responda: Até que ponto a criação influencia na sexualidade humana? No caso de David, parece que a criação não conseguiu influenciar em nada. Com isso, entende-se que a sexualidade humana é algo complexo, havendo variações de caso para caso.  

*Para mais detalhes sobre casos assim, assista ao meu vídeo "Homossexualidade: abordagem científica".

 

UMA COMPARAÇÃO

108. Eu entendo que um homem, sexualmente saudável, até que consegue ter um certo controle sobre o adultério em pensamento, mas nunca é 100%. Qual o seu entendimento sobre isso? Mas uma questão um tanto subjetiva é: até que ponto um pensamento pode ser caracterizado como adultério em pensamento? A Bíblia não dá detalhes sobre isso. 

109. Para nós, que somos heterossexuais, a fim de tentarmos entender mais ou menos o desejo homossexual, eu proponho a seguinte comparação:

110. Para você que é um homem heterossexual casado, que seja sexualmente saudável, responda sim, não ou depende: Você tem um controle TOTAL do adultério em pensamento? 

Responda, de forma direta: Na MÉDIA, quantas vezes por ano você comete adultério em pensamento? 

Responda: Na MÉDIA, por quanto tempo você consegue ficar SEM cometer o adultério em pensamento? Por uma ano? Por um dia?  

111. Imagine um homem e uma mulher casados, os dois com uns vinte e cinco anos de idade e que, por motivos de acidente ou doença, um deles tivesse paralisia e não pudesse ter relações sexuais por uns dez anos.

Responda: Diante de uma situação como essas, você DESCARTARIA a possibilidade de acabar se relacionando corpo a corpo, sexualmente, com outra mulher? Você conseguiria passar dez anos de sua vida SEM se relacionar sexualmente com uma mulher, corpo a corpo? Talvez até conseguisse, MAS seria super difícil. PORÉM será que você conseguiria passar dez anos de sua vida SEM sequer pensar em sexo com outra mulher, ou seja, sem cometer adultério em pensamento, em nenhum momento? 

112. Reflexão: Você que é heterossexual e sexualmente saudável, SE para você seria muito difícil passar dez anos de sua vida, SEM se relacionar sexualmente com outra mulher, imagine COMO seria difícil para um homossexual passar uma vida inteira sem se relacionar homossexualmente com ninguém.

Responda: (1) Você que é heterossexual e sexualmente saudável, SE você NÃO conseguiria PARAR com o adultério em pensamento por dez anos, como é que um homossexual conseguiria parar com o desejo homossexual por uma vida inteira? 

113. Para um homem sexualmente saudável, isso seria impossível. Ou, para você, seria possível? Mas há quem diga que, para Deus, nada é impossível (Lucas 1:37 - Mateus 19:26), embora Deus não possa negar-se a si mesmo (2Timóteo 2:13).  Então seria possível para você passar dez anos de sua vida sem pensar em sexo com outra mulher, em nenhum momento?

114. Devemos considerar que, para o ser humano, existem coisas impossíveis (Mateus 19:26) e devemos considerar que há coisas, nas quais Deus não interfere, embora tenha poder de interferir, por exemplo: por quanto tempo você consegue ficar sem pecar: por um ano? Por um dia? Por que você continua pecando? É impossível para você?

 

EFEMINADOS, SODOMITAS

MALAKÓS, ARSENOKOITES

 

115. Em 1Coríntios, na tradução de João Ferreira de Almeida, versão Revista e Corrigida, lemos que "os efeminados e os sodomitas" não herdarão o reino de Deus (1Coríntios 6:9,10) (BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL, 2002, p. 1744). No texto grego, a palavra que foi traduzida como "efeminado" é a palavra grega MALAKÓS ("MALAKOS" G3120) e a palavra que foi traduzida como "sodomita" é a palavra grega ARSENOKOITES ("ARSENOKOITES" G733). 

116. Falando primeiro sobre MALAKÓS, é importante observar que essa palavra aparece apenas TRÊS vezes no Novo Testamento (1Coríntios 6:9,10 - Mateus 11:8 - Lucas 7:25) e que, em Mateus e em Lucas, "malakós" NÃO tem o sentido de efeminado, mas sim se refere às roupas finas dos reis (Mateus 11:8 - Lucas 7:25)

Responda: Seria errado usar roupas finas?

117. A palavra MALAKÓS também aparece na Septuaginta, que é uma tradução antiga do Velho Testamento, do hebraico para o grego. É importante observar que, na Septuaginta, "malakós" NÃO tem o sentido de efeminado.

118. Em Jó, é dito que o Leviatã não vai implorar de forma MALAKÓS, ou seja, de forma tranquila (Jó 41:3 [ou 40:27]). Veja que, (1) em Provérbios 25, aconselha-se as pessoas a falarem com um jeito MALAKÓS, ou seja, falar com calma, a fim de acalmar outra pessoa (Provérbios 25:15 [ou 32:15]), (2) enquanto que, em Provérbios 26, fala-se sobre quem fala com um jeito MALAKÓS, a fim de enganar (Provérbios 26:22 [ou 33:22])(RAHLFS, 2015, p. 229,231,340).

119. O doutor em História John Boswell diz que o historiador do primeiro século a.C. Dionísio de Halicarnasso escreveu que o governante Aristodemus era chamado de MALAKÓS "(1) ou pelo fato de ele ser efeminado como criança e submetido a coisas de mulher, (2) ou pelo fato de ele ser amável, por natureza, e MALAKÓS de braveza". 

120. A palavra "efeminado" utilizada por Dionísio é a palavra grega "theludrías". Perceba que Dionísio NÃO diz que Aristodemus se parecia como uma criança efeminada, mas sim diz que ele era efeminado como criança.

121. Ou seja, esse trecho mostra que, para Dionísio, a criança, de forma geral, possui uma característica efeminada.

122. Perceba que Dionísio também diz "e submetido a coisas de mulher". Um menino submetido a coisas de mulher não significa, necessariamente, que tal menino fosse homossexual (Antiguidades Romanas de Dionísio de Halicarnasso, Livro 7.2.4).

123. O doutor John Boswell diz que esse trecho não mostra que MALAKÓS necessariamente se refira à homossexualidade (BOSWELL, 2015, p. 339,340).

124. MAS, independente disso, John Boswell explica que, nos escritos da Patrística, que são os bispos e teólogos antigos, a palavra MALAKÓS não é utilizada com o sentido de "efeminado" (BOSWELL, 2015, p. 339).

125. Agora, falando sobre ARSENOKOITES, o doutor em História John Boswell explica que, (1) embora em dicionários encontremos a palavra grega "arsenokoites" traduzida como "sodomita", (2) o problema é que NÃO existe base histórica que confirme isso e diz que, historicamente, as pessoas consideradas como "sodomitas" não eram acusadas de serem homossexuais. E também não existe evidência histórica que confirme que "arsenokoites" signifique "homem homossexual" (BOSWELL, 2015, p. 341,342).

126. Embora a palavra SODOMITA apareça em algumas passagens de algumas traduções da Bíblia, é importante observar que, no texto hebraico e grego de tais passagens, as palavras encontradas NÃO se referem especificamente à cidade de Sodoma.

127. Em tais passagens do Antigo Testamento, no texto hebraico, encontramos a palavra KADESH (H6945), que tem o sentido de prostituto sagrado, prostituto cultual (Deuteronômio 23:17,18 - 1Reis 14:24 - 1Reis 15:12 - 1Reis 22:46,47 - 2Reis 23:7) (ELLIGER; RUDOLPH, 1997, p. 327,596,598,617,667). Não há motivos para pensar que um prostituto cultual teria que especificamente praticar apenas sexo homossexual e, de forma INVERSA, obviamente que nem todo homossexual seria um prostituto cultual.

128. Outro detalhe é que, sempre quando a Bíblia fala sobre Sodoma, a ênfase NÃO é sobre o sexo homossexual. Na passagem em Gênesis e também em Juízes, percebe-se que a ênfase está no estupro coletivo, não no relacionamento afetivo homossexual (Gênesis 19:4-11 - Juízes 19:22-30). Quando a Bíblia fala sobre Sodoma, a ÊNFASE está (1) na falta de amor ao próximo (Ezequiel 16:49), (2) no adultério, (3) na falsidade e (4) na maldade (Jeremias 23:13,14).

Responda: Nós praticamos o amor ao próximo, nós nunca somos falsos? Ou nós somos sodomitas?

129. Na tradução da NVI, "malakós" e "arsenokoites" foram traduzidas como "homossexuais passivos ou ativos" (BÍBLIA DE ESTUDO NVI, 2003, p. 1960).

130. O doutor em História John Boswell explica que NÃO existe evidência histórica para dizer que "malakós" e "arsenokoites" fossem homens homossexuais passivos e ativos e também diz que o judeu Fílon, que era quase contemporâneo do apóstolo Paulo, ao escrever sobre sexo ativo e passivo, NÃO utilizava as palavras "malakós" e "arsenokoites" (BOSWELL, 2015, p. 341).

131. A palavra ARSENO-KOITES (G733) é uma palavra composta por ARSENO, que tem o sentido de "homem" e KOITES que tem o sentido de "cama" ou de "fornicador", que é a pessoa que faz sexo (BOSWELL, 2015, p. 342). Essa palavra aparece apenas DUAS vezes na Bíblia (1Coríntios 6:10 - 1Timóteo 1:10).

132. Há quem entenda que ARSENO-KOITES não significa "homem fornicador", mas sim "fornicador de homem", assim como a palavra PEDERASTA não significa "criança erótica", mas sim "erótico por criança".

133. O doutor John Boswell diz que NÃO necessariamente, pois há palavras em que o sentido é INVERSO, por exemplo, a palavra NINFOMANÍACA não significa "maníaca por mulher", MAS sim MULHER MANÍACA por homens e, assim sendo, é possível que ARSENOKOITES signifique "homem fornicador" (BOSWELL, 2015, p. 342,343).

134. John Boswell explica que, em uma inscrição em um portão de Tessalônica, encontramos as palavras variantes ARENAS ARENOKOITAS. Observe que AREN, que tem o sentido de homem, aparece duas vezes.

135. John Boswell explica que se a tradução fosse "fornicador de homem", não faria sentido repetir a palavra homem, dizendo "fornicador de homem de homem" e é, devido a isso, que a tradução correta é "homem fornicador" (BOSWELL, 2015, p. 344).

136. Observe que a tradução "homem fornicador" não define se tal homem vai ter sexo com outro homem ou com uma mulher e, por isso, faz sentido repetir a palavra "homem", dizendo "homem fornicador de homem", para diferenciar do "homem fornicador de mulher".

137. O doutor John Boswell diz que, no século sexto d.C., Joannes Jejutator, na obra Penitências, escreveu que muitos homens praticavam ARSENOKOITIA com as esposas (BOSWELL, 2015, p. 353,363,364).

138. É importante observar que, na Bíblia de Jerusalém, "malakós" e "arsenokoites" foram traduzidos como "depravados" e "pessoas de costumes infames" (BÍBLIA DE JERUSALÉM, 2002, p. 1999).

139. É interessante notar que existem homens que sempre gostaram apenas de mulher, mas que são efeminados, ou seja, são homens heterossexuais efeminados. O biólogo Paulo Pedrosa explica que (1) existem pessoas que PARECEM ser homossexuais, mas que NÃO são e, de forma INVERSA, (2) existem pessoas que NÃO parecem ser homossexuais, mas que são (PEDROSA e LOPES, 2019, p. 133,134).   

140. Também existem homens que afirmam serem ex-homossexuais, porém observa-se que tais homens ainda continuam com o jeito efeminado, ou seja, SE a palavra MALAKÓS em 1Coríntios significa "efeminado" em si, ENTÃO os homens que se dizem ex-homossexuais, mas que continuam efeminados, continuariam sem herdar o Reino de Deus. É importante observar que a Bíblia não fala sobre mulheres masculinizadas.

 

PECADO VOLUNTÁRIO

141. Em Hebreus 10:26, é dito: “Se voluntariamente pecarmos ("HEKOUSIOS MARTANO" G1596/G264), após receber o conhecimento da verdade, não resta mais sacrifícios para os pecados (Hebreus 10:26)”. 

142. Observe que, se é possível pecar voluntariamente, entende-se, de forma INVERSA, que é possível pecar involuntariamente. Mas o que significa pecar voluntariamente?

143. Há quem entenda que pecar voluntariamente significa pecar, mesmo depois de saber que determinada prática seja pecado. MAS reflita: SE assim for, então conclui-se que todos ou quase todos os pecados que nós cometemos são sempre voluntários, mas NÃO é essa a ideia que a mensagem passa.

144. Por outro lado, há quem entenda, como eu, que o pecar voluntariamente é quando a pessoa, mesmo tendo um bom ou razoável controle de não praticar determinado pecado, mesmo assim, tal pessoa o pratica. Nesse entendimento, o pecado involuntário seria comparado ao sonho, por exemplo, um sonho erótico, qualquer tipo de sonho, pois o sonho é algo involuntário. 

145. Nesse entendimento, o pecado involuntário seria quando a pessoa não tem nenhum ou quase nenhum controle sobre determinado pecado. Mas como saber se a pessoa está pecando involuntariamente ou não? É a pessoa e Deus que sabem. Isso fica entre Deus e a pessoa. Qual o seu entendimento sobre isso?

146. Nesse entendimento, considerando que o DESEJO homossexual NÃO seja escolha da pessoa, com isso, há quem entenda que a homossexualidade em si seja melhor classificada como pecado involuntário e, devido a isso, seria um pecado pequeno.

147. Sobre roupas, embora, na Bíblia, seja dito que o homem não poder usar roupa de mulher e vice-versa, por outro lado, a Bíblia não define o que seria roupa de homem e de mulher. São as pessoas que definem de forma extra bíblica (Deuteronômio 22:5).

148. Segundo o doutor em Teologia Daniel Helminiak, embora o apóstolo Paulo tivesse alguma influência da filosofia estóica, o apóstolo Paulo não era estóico (HELMINIAK, 1998, p. 73,75).

149. Para o filósofo Michel Foucault e outros, a ideia de homossexualidade é algo moderno, porém, para o historiador John Boswell e outros, a homossexualidade existia na história pré-moderna, porém com termos diferentes (GREENBERG, 2004, p. 129).

 

CONCLUSÃO 

150. Simplificando, o meu entendimento bíblico sobre a homossexualidade oscila entre a homossexualidade em si não ser pecado, ou no máximo ser um pecado involuntário, pequeno.

151. Considerando que um homem e uma mulher, casados, e que, por motivo de acidente ou doença, um deles ficasse com paralisia e não pudesse mais ter relação sexual, por uns dez anos, e que, devido a isso, a outra pessoa não pudesse mais se realizar sexualmente. Diante dessa situação, eu entendo que adultério em pensamento seria melhor classificado como pecado pequeno, involuntário.

152. Da mesma forma, a homossexualidade também seria considerada como pecado pequeno, involuntário, uma vez que o homossexual não consegue se realizar sexualmente com o sexo oposto, durante toda a vida. Nesse caso, se a união afetiva homossexual não for classificada como casamento, então o adultério seria um pecado quase exclusivo de heterossexuais e bissexuais.

153. Outro entendimento se baseia no fato de que, por questão de razoabilidade, percebemos que algumas passagens NÃO são interpretadas de forma literal, pois, se fossem, (1) a mulher não poderia mostrar a nudez ao marido, (2) todos os adolescentes teriam que se casar e nunca poderiam evitar filhos, (3) todo tipo de juros e lucro seria abominação, (4) os surdos-mudos de nascença não poderiam ter fé nem salvação.

154. Pela mesma questão de razoabilidade, eu entendo que a homossexualidade em si pode não ser considerada como  pecado, pois o sentir o desejo homossexual não é uma questão de opção, de escolha da pessoa. Porém nesse caso, considerando que a união afetiva homossexual possa ser classificada como casamento, então o adultério também seria comum entre os homossexuais.

 

Muito obrigado 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

ALAND, Barbara; ALAND, Kurt. O Novo Testamento Grego. Barueri: SBB, 5 ed, 2018.

BÍBLIA DE ESTUDO DE GENEBRA. 1João 3. São Paulo: SBB, 1999.

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BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL. 1Coríntios 6:9. Editora CPAD, 2002.

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BOSWELL, John Eastburn Boswell. Christianity, Social Tolerance and Homosexuality. Editora Chicado, 2015.

BOUER, Jairo. Sexo & Cia; Editora: PubliFolha, 2002.

ELLIGER, Karl; RUDOLPH, Wilhelm. Bíblia hebraica Stuttgartensia. SBB, 1997.

FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma; Editora: Contexto, 2019.

GREENBERG, Steven. Wrestling With God & Men: Homosezuality in the Jewish Tradition. Wisconsin, 2004.

HEINEMANN, Uta Ranke. Eunucos Pelo Reino de Deus; Editora: Rosa dos Tempos, 1988.

HELMINIAK, Daniel A. O que a Bíblia Realmente Diz Sobre a Homossexualidade; Editora: GLS, 1998.

KUMAR, Vinay; ABBAS, Abul K; ASTER, Jon C. Patologia Básica Robbins. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda. 2013

LEVAY, Simon, Gay, Straight, And The Reason Why; Editora: Oxford; 2017.

NESTLE, Ewin; ALAND, Barbara; ALAND, Kurt. Novum Testamentum Graece. Editora SBB, 28 ed, 2018.  

OMANSON, Roger L. Variantes Textuais do Novo Testamento. Barueri: Editora SBB, 2010. 

PAROSCHI, Wilson. Origem e Transmissão do Texto do Novo Testamento. Barueri: Editora SBB, 2012.

PEDROSA, Paulo e LOPES, Reinaldo José. Darwin Sem Frescura; Editora: Harper Collins, 2019.

RAHLFS, Alfred. Septuaginta. Editora SBB, 2015.

ROBINSON, Tara Rodden. Genética Para Leigos; Editora: Alta Books, 2015.

STERN, David H. Comentário Judaico do Novo Testamento; Editora: Atos, 2008.

SULLIVAN, Bill. Pleased to Meet Me; Editora: National Geographic, 2019.

 

 

STEVEN GREENBERG

JOHN EASTBURN BOSWELL (Ph.D.)

CASAMENTO ("GAMOS" G1062)

CASAR-SE ("BA'AL" H1166)

ROMANOS 1:21-32

DESONRA ("ATIMIA" G819)

IGUALMENTE ("HOMOIOS" G3668)

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LEVÍTICO 18:7-23

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